Praticar o Budismo é travar uma luta entre as forças positivas e negativas na sua mente.
O praticante busca enfraquecer o negativo e desenvolver e aumentar o positivo. Não existem marcadores físicos para os quais se possam medir o progresso na luta entre as forças positivas e negativas na consciência.
As mudanças começam quando você pela primeira vez identifica e reconhece as suas ilusões, como a raiva e o ciume, então é necessário conhecer os antídotos para a ilusão. E esse conhecimento é alcançado ao ouvir os ensinamentos.
Não há um modo fácil para eliminar as ilusões, elas não podem ser extraídas cirurgicamente, precisam ser reconhecidas e então através da pratica dos ensinamentos, são gradualmente reduzidas até serem eliminadas por completo.
Estes ensinamentos oferecem o meio para libertar uma pessoa da ilusão, um caminho que leva a libertação de todo o sofrimento,e ao êxtase da iluminação espiritual. Quanto mais alguém consegue entender os ensinamentos budistas, conhecidos como DARMA, mais fraco se tornará o domínio do orgulho, do ódio, da cobiça e de outras emoções negativas que causam grande sofrimento.
Aplicar este entendimento na vida diária, por um período de meses e anos, fará com que a mente passe por uma transformação gradual. Porque embora pareça o contrário, a mente é capaz de mudar.
Trecho extraído do Livro Nas Minhas Palavras- Dalai Lama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário