quarta-feira, 29 de abril de 2015

Precisamos Desapegar

Embora queiramos ser felizes o tempo todo, não sabemos como conseguir isso e estamos sempre destruindo a nossa própria felicidade gerando raiva, visões negativas e intenções negativas. 
Até em nossos sonhos, estamos sempre tentando fugir dos problemas, mas não sabemos como nos libertar do sofrimento e dos problemas. 
Como não compreendemos a verdadeira natureza das coisas, estamos sempre criando o nosso próprio sofrimento e problemas ao executar ações não virtuosas ou inadequadas.
A fonte de todos os nossos problemas do dia a dia são as nossas delusões, tais como o apego. Desde tempos sem início, porque temos sido tão apegados à satisfação dos nossos próprios desejos, executamos diversos tipos de ações não virtuosas – ações que prejudicam os outros. Como resultado, experienciamos continuamente diversos tipos de sofrimento e condições de infelicidade vida após vida, sem-fim.

"O apego é exatamente o oposto do amor.
O amor diz: quero que sejas feliz.
O apego diz: quero que me faças feliz."

sábado, 25 de abril de 2015

Disciplina

A disciplina é um dos fatores que contribuem para alcançar a iluminação com a meditação, o conhecimento ou a sabedoria.
Esses diferentes elementos são complementares.
A ausência de ética se traduz principalmente em um jeito de ser que prejudica os outros. Agindo assim, não apenas fazemos mal aos outros, mas também plantamos as sementes de nosso próprio sofrimento.
Devemos ter consciência clara disso a fim de desenvolver uma disciplina ética baseada no conhecimento e na sabedoria.
O aspecto mais elevado da ética é considerar que a felicidade de outrem é mais importante que a nossa.