quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

As práticas de um Bodisatva



1- Agora que você obteve um corpo humano dotado de liberdades e recursos,  uma grande embarcação tão difícil de encontrar. Para que você liberte a si e aos outros do oceano de Samsara, ouvir, refletir e meditar sem distração dia e noite é a prática de um Bodisatva.

2- Desejo por amigos espuma como água.  Raiva pelos inimigos queima como fogo. Na escuridão da estupidez,  você se esquece do que adotar e do que rejeitar.  Abandonar sua terra natal é a prática de um Bodisatva.

3- Abandonando lugares negativos, emoções perturbadoras diminuem gradualmente. Sem distrações,  atividades virtuosas aumentam naturalmente. Quando a mente se torna clara , a certeza no Dharma é nascida. Permanecer em solidão é a prática de um Bodisatva.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

"A coisa mais importante"





Certa vez, um famoso poeta chinês quis estudar a sabedoria do Buda. Viajou uma longa distância para encontrar um famoso mestre e lhe perguntou:

-- Qual é a coisa mais importante dos ensinamentos do Buda?

-- Não prejudique ninguém e só faça o bem – respondeu o mestre.

-- Que bobagem! – exclamou o poeta. – O senhor é considerado um grande mestre, por isso viajei milhas e milhas para encontrá-lo. E é essa a resposta que me dá? Até uma criança de três anos seria capaz de dizer isso!

-- Pode ser que uma criança de três anos seja capaz de dizer isso, mas o difícil é colocar em prática, mesmo para um homem muito velho, como eu – disse o mestre.